Seg a Sex: 8h às 12h | 14h às 17h. Plantão de óbito: (82) 98787-0870
Entenda como fazer sua escritura
1 - Agende seu atendimento preenchendo o formulário de solicitação abaixo
2 - Entraremos em contato o mais breve possível para agendar seu atendimento online ou presencial
A escritura de União Estável consiste na formalização da união pública, contínua e duradoura, estabelecida entre duas pessoas com o objetivo de constituir família. Pode ser utilizada para fins de INSS, convênio médico, bem como para a opção do regime de bens diverso do legal (comunhão parcial de bens).
As pessoas que mantém o estado civil de Casadas, poderão constituir União Estável, desde que separadas de fato ou judicialmente. Caso exista algum dos impedimentos matrimoniais, previstos em lei, não será possível a União Estável.
Para nova solicitação ou dúvidas sobre esse serviço, preencha o formulário a seguir:
O que é?
É a união entre um homem e uma mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituição de família. O Supremo Tribunal Federal atribuiu às uniões homoafetivas os mesmos efeitos da união estável heteroafetiva.
Aplicam-se à união estável os deveres de lealdade, respeito, assistência, e de guarda, sustento e educação dos filhos.
O casal pode formalizar a existência da união mediante escritura pública declaratória de união estável. A escritura pode ser utilizada para fixar a data do início da união estável, o regime de bens entre os conviventes, eventual alteração do nome, bem como para garantir direitos junto ao INSS, convênios médicos, odontológicos, clubes etc.
A lei não exige prazo mínimo de duração da convivência para que se constitua a união estável e também não exige que o casal viva na mesma casa ou tenha o mesmo domicílio, bastando o intuito de constituir família.
O casal interessado em formalizar a união estável por escritura pública deve comparecer ao Cartório de Notas portando os documentos pessoais originais e declarar a data de início da união, bem como o regime de bens aplicável à relação.
Não há necessidade de presença de testemunhas na escritura. A união estável não se constituirá se houver impedimentos matrimoniais. Podem viver em união estável as pessoas casadas, desde que separadas de fato ou judicialmente.
O que é necessário:
- RG e CPF originais do declarante;
- Certidão de nascimento atualizada ou Certidão de casamento atualizada (90 dias);
- Endereço de e-mail.
É a união entre duas pessoas do mesmo sexo, configurada na convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituir família.
A escritura de união estável homoafetiva é o documento público que possibilita a regulamentação das relações civis e patrimoniais dos conviventes do mesmo sexo entre si e em relação aos respectivos familiares.
Copyright 2024. Todos os direitos reservados por Inova Cartórios
Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas e Notas de Coqueiro Seco - CNPJ: 58.616.497/0001-57